Ração para gato castrado: quantas vezes por dia se deve alimentar seu pet?
A castração do pet é um processo muito importante para a vida e saúde do animal. Ao fim do pós-cirúrgico, começa uma nova fase de adaptação na alimentação do felino e a ração para gato castrado agora vai fazer parte do cardápio do pet. Óbvio que toda mudança gera dúvidas e até alguma resistência do felino. Também é comum se perguntar quantas vezes o gato deve comer ao dia, ainda mais, após a castração a tendência do felino é ganhar mais peso. Então, além de saber como escolher a melhor opção de ração para o gato, entenda como funciona a rotina alimentar deles e como você deve cuidar dessa nova dieta. Confira!
O gato castrado deve comer quantas vezes ao dia?
É muito importante controlar a dieta do felino em qualquer fase da vida: seja no pós desmame quando filhote – momento em que ele começa uma introdução alimentar felina e precisa de uma ração repleta de nutrientes e qualidades, como a ração para gatos filhotes sabor peixe, frango e leite Qualitá 1kg, para fortalecer o seu crescimento. Durante a fase adulta, esse cuidado permanece e o tipo de ração também muda: agora, ele deve consumir ração específica para adulto, como a ração para Gatos Adulto Sabor Peixe e Frango Qualitá 3kg. E quando ele é castrado, os cuidados devem ser redobrados, pois o organismo do felino vai sofrer alterações hormonais e pode sentir mais fome. Sem um cuidado, ele pode ganhar mais peso e desenvolver a obesidade felina.
Por isso, o ideal é que ele consuma de duas a três vezes ao dia, no limite de até 70 gramas por vez. Porém, isso não é uma regra, tudo também vai depender do porte e da raça do felino. Mas entenda que não é para atender aos mimos do felino que vai miar implorando por mais comida! Aos poucos, ele vai entender que deve comer apenas para atender suas necessidades – e não por pura vontade felina de comer. No começo pode ser difícil, mas com o tempo ele vai se acalmando. Além disso, deve ser feita uma nova adaptação com a troca da ração de adulto a ração para gato castrado.
Como controlar o consumo de ração para gato castrado?
Mas como calcular a quantidade de ração para o gato? Além de armazenar a ração de forma correta, em potes de plásticos livres de umidade e com tampas que evitem o contato do alimento com agentes externos, aqui o ideal é escolher um recipiente que mostre as medidas da ração: dessa forma, é possível ter uma noção do consumo diário de ração do felino. Outro ponto importante é o tamanho comedouro: primeiro que ele deve estar na altura dos cotovelos do felino – além de ser mais confortável, evita uma má digestão. E o tamanho do comedouro do gato castrado também deve ser menor, assim ele vai consumir menos comida. Por último, não se esqueça de higienizar corretamente os potes de ração e água do pet com água corrente e Detergente Líquido Qualitá Clear 500ml.
Dicas para escolher a ração para gato castrado
O ideal é que o felino consuma a ração certa para cada fase da vida. Enquanto o filhote precisa de uma ração que ajude no seu desenvolvimento, o adulto precisa de alimentos que o mantenha forte e saudável. Já o gato castrado também precisa de uma boa ração específica para continuar uma rotina repleta de força e vitalidade!
E uma das dicas de como escolher a melhor opção de ração para o gato é saber que o pet castrado precisa ter todas as suas necessidades nutricionais atendidas, mas de uma forma que ele fique saciado até a próxima refeição. A ração para gatos castrados Sabor Peixe e Frango Qualitá 3kg é rica em vitaminas e minerais para manter o gato satisfeito e com saúde.
Agora, seja o gato castrado ou não, também é muito bom evitar alguns alimentos que os gatos não podem comer, como o leite – mesmo com o mito de que eles amam essa bebida, oferecer leite de vaca para o gatinho vai fazer muito mal para o seu estômago. Outros alimentos, como industrializados, carne crua, entre outros, devem ser evitados. Busque oferecer apenas ração de qualidade, que são pensadas para cada momento do felino.