Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
3 tipos de linguiça para variar as receitas do dia a dia
Guia Culinário 31/10/2022

3 tipos de linguiça para variar as receitas do dia a dia

A linguiça é um ingrediente saboroso que se destaca em qualquer refeição. Além de ser a estrela do churrasco, ela também pode fazer parte das receitas de almoço ou jantar, e até ser servida no lanche da tarde, como recheio de sanduíches deliciosos. Além do sabor e da praticidade do embutido, existem variados tipos de linguiça para experimentar e variar nas receitas com linguiça, preparando no forno, na churrasqueira, na frigideira ou até na fritadeira elétrica. Se você é amante da carne suína, que tal conhecer novos tipos de linguiça para experimentar e inovar nas receitas do dia a dia? Seu cardápio da semana vai ficar ainda mais gostoso e interessante!

Calabresa é um dos tipos de linguiça clássicos que vai bem como prato principal ou aperitivo

A calabresa é um dos tipos de linguiça mais populares na culinária brasileira e pode ser incluída em todos os tipos de receitas com linguiça. Naturalmente suculenta, ela é feita à base de carne de porco e condimentada com pimenta calabresa e pode ser encontrada crua ou defumada. A receita mais tradicional é a linguiça calabresa acebolada, um aperitivo que é acompanhado de vinagrete e farofa. Além das entradas, o embutido também pode ser incluído em lanches e pratos principais para o almoço e jantar, como em escondidinhos, um arroz especial com linguiça, sanduíches e até servir como recheio de tortas salgadas. A verdade é que a calabresa é muito versátil e pode ser incluída em diversos pratos.

Linguiça toscana vai além do churrasco e fica deliciosa no lanche

Queridinha do churrasco, a linguiça toscana fica deliciosa quando é assada na brasa. Porém, essa não é a principal forma de servir o embutido, que também pode ser preparada de várias formas diferentes. Perfeita para estrelar o almoço ou lanche da tarde, a toscana é preparada apenas com carne de porco, temperos, gordura e pode ser mais apimentada ou suave. Normalmente mais fina do que os outros tipos de linguiça, ela é ideal para rechear sanduíches, como um delicioso sanduba de toscana com vinagrete ou um cachorro quente de linguiça. Para o prato principal, você pode preparar a toscana assada no forno e servir com os acompanhamentos de sua preferência, que é uma opção deliciosa de almoço ou jantar rápido para o dia a dia.

Tipos de linguiça gourmet: linguiça de pernil incrementa do churrasco na brasa ao ragu

Como o próprio nome diz, a linguiça de pernil é feita a partir da carne de pernil do porco, que é uma região muito suculenta e saborosa. Seu sabor rico e marcante a diferencia dos outros tipos de linguiça e a torna uma categoria mais gourmet do embutido. Muito utilizada em pratos mais sofisticados, como um ragu de linguiça, que pode acompanhar massas, risotos ou até mesmo uma polenta cremosa ou uma sopa especial. Além das receitas de ragu, a linguiça de pernil também vai muito bem como recheio de sanduíches mais elaborados, com pão artesanal, queijo especial e um delicioso molho caseiro. Vale destacar que, assim como outros tipos de linguiça, a de pernil também vai muito bem no churrasco e pode ser assada na brasa para incrementar ainda mais a seleção de carnes.