Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer peixe na airfryer? Dicas para não errar o ponto
Guia Culinário 18/05/2023

Como fazer peixe na airfryer? Dicas para não errar o ponto

Se você já tentou fazer peixe em casa, sabe como pode ser difícil alcançar o resultado perfeito. É fácil errar o ponto e deixar o peixe cru ou seco demais, né? A boa notícia é que, felizmente, fazer o filé de peixe na airfryer pode ser a solução ideal para conseguir aquele peixe crocante e saboroso – do jeito que tem que ser! Mas como fazer peixe na airfryer sem errar o ponto? Continue a leitura para aprender dicas úteis que vão te ajudar a fritar peixe na airfryer com perfeição todas as vezes. E já fica o spoiler: o cuidado vai desde o tempero do prato até pequenos detalhes nas configurações da fritadeira elétrica, viu? Tudo para alcançar o ponto perfeito com um peixe delicioso e suculento!

1. Preaqueça a fritadeira elétrica antes de comportar o peixe na airfryer

O primeiro passo de como fazer peixe na airfryer é pré-aquecer a fritadeira elétrica a uma temperatura de 200-220°C por 3 a 5 minutos. Isso é importante porque, se você colocar o peixe em uma airfryer que ainda está esquentando, o peixe pode cozinhar de forma desigual, ficar com uma crosta menos crocante ou demorar mais tempo para cozinhar completamente.

Além disso, vale dizer que pré-aquecer a airfryer ajuda a reduzir o tempo total de cozimento – ou seja, o peixe na airfryer ficará pronto mais rapidamente e com mais eficiência. Resumindo, se você procura o resultado de textura suculenta por dentro e uma crosta crocante e dourada por fora do peixe, esse passo é fundamental!

2. Tempere o peixe meia hora antes de colocá-lo na fritadeira

Em geral, é uma boa ideia temperar o peixe cerca de 30 minutos a uma hora antes de fazê-lo na airfryer. Essa antecedência permite que os sabores dos temperos penetrem bem na carne do peixe e o resultado fica ainda mais macio e saboroso – ou seja, vai ajudar tanto na textura quanto no gosto do prato!

No entanto, se você estiver usando temperos líquidos ou marinadas, pode ser necessário marinar o peixe por algumas horas – ou até mesmo durante a noite na geladeira – antes de cozinhar na airfryer. Seja qual for o tipo de tempero escolhido para o peixe na airfryer, só certifique-se de não adicionar muito sal nos temperos, ok? Isso pode fazer com que o filé de peixe na airfryer fique muito seco!

3. Camada de óleo é o segredo de como fritar peixe na airfryer

Passar uma camada fina de óleo no peixe antes de colocá-lo na airfryer ajuda a deixar o resultado final mais crocante e com aquela corzinha dourada, sabia? Na prática, o óleo ajuda a criar uma crosta crocante na superfície do peixe enquanto ele cozinha na airfryer.

Mas, atenção: faça apenas uma camada bem fina e uniforme de óleo para evitar que o peixe fique muito oleoso ou pesado. Para não errar na mão, uma opção é usar um spray de óleo para dosar a quantidade. No entanto, se não for possível é só aplicar com um pincel ou colher para garantir que o óleo seja espalhado de maneira uniforme.

Também é importante escolher um óleo saudável para fritar peixe na airfryer sem abrir mão do aspecto saudável da coisa – portanto, dê preferência para óleo de canola, óleo de girassol ou azeite de oliva extra-virgem.

4. Use papel alumínio para cozinhar o filé de peixe na airfryer sem ressecar

O papel alumínio pode ser um ótimo aliado na hora de fazer o peixe na airfryer, especialmente se você deseja colocar outros legumes e vegetais junto. Ele ajuda a criar uma espécie de infusão dos temperos e especiarias usados no filé de peixe, deixando que a carne cozinhe em seu próprio suco. Bem legal, né?

Mas nada de colocar o papel alumínio na airfryer de qualquer jeito: a dica é fazer uma trouxinha envolvendo o peixe no papel laminado, mas sempre deixando um buraquinho para que o calor entre e saia. No fim, se quiser que o peixe na airfryer fique mais sequinho e dourado, é só abrir a trouxinha e deixá-lo fritando/cozinhando por mais alguns minutos.

5. Verifique o filé de peixe na airfryer de tempos em tempos

Por fim, a melhor forma de não errar no ponto do peixe na airfryer é verificar o peixe de vez em quando durante o cozimento – assim você vai garantir que ele não queime ou cozinhe demais. Lembrando que o tempo de cozimento pode variar dependendo do tamanho e da espessura do peixe, ok? Para facilitar e não dar espaço para erros, se você tiver um termômetro de cozinha, pode usá-lo para verificar a temperatura interna do peixe: entre 63°C e 71°C é o valor ideal para garantir que o peixe na airfryer esteja cozido de forma segura.