Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Molho pronto: 5 variações que você precisa ter em casa para quando faltar inspiração para cozinhar
Guia Culinário 23/11/2022

Molho pronto: 5 variações que você precisa ter em casa para quando faltar inspiração para cozinhar

Preparar um molho do zero é a melhor alternativa para dar aquele toque pessoal e caseiro à receita. Porém, nem sempre temos tempo ou inspiração para cozinhar. Nessas horas, o molho pronto acaba sendo uma solução prática para incrementar os pratos e variar os molhos clássicos, como o de tomate e o branco. Seja para preparar carnes, massas ou até legumes salteados, esses ingredientes são uma mão na roda e deixam qualquer comida mais gostosa com apenas algumas colheres de sopa. Por isso, reunimos 5 opções de molhos prontos que valem a pena ter na despensa para inovar no sabor com praticidade.

1) Molho shoyu pronto é um curinga que combina com vários tipos de pratos

Além de acompanhar a comida japonesa, o molho shoyu também é muito usado para temperar carnes, aves, saladas e legumes. Esse molho de origem oriental é feito à base de soja e costuma ser usado na hora de refogar a comida, nas marinadas e até para temperar o churrasco. As aves ficam especialmente deliciosas quando temperadas com ele, em especial o frango com molho shoyu, que é um clássico super prático e saboroso. Por isso, esse molho deve estar no seu arsenal de temperos na despensa, especialmente se você for fã de comida japonesa.

2) Molho inglês: para que serve e como usar na comida

O molho inglês, também conhecido como molho Worcester, é um condimento preparado à base de molho shoyu, alho, cebola, vinagre, cravo-da-índia, tamarindo, pimenta chili e outras especiarias. Criado na Inglaterra, mas com inspiração na culinária indiana, esse molho é muito utilizado na gastronomia para intensificar sabores de carnes, frangos, peixes e até para temperar saladas, verduras e legumes. Para dar um sabor mais sutil, mas que não passa despercebido, o molho inglês costuma ser muito usado para marinar carnes e aves. Outra receita que também costuma levar o condimento é o strogonoff, que leva algumas colheres dele para adicionar mais sabor ao molho cremoso à base de creme de leite.

3) Molho barbecue: o condimento perfeito para quem ama o paladar agridoce

O molho barbecue tem um sabor especial, com um toque defumado, doce e ácido, que o torna ideal para temperar carnes, como a clássica costela ao barbecue. Mas, além do churrasco, o condimento fica delicioso quando combinado a aves, peixes e legumes salteados. Petiscos fritos, como batatas fritas e anéis de cebola, também vão superbem com o molho, substituindo o clássico ketchup.

4) Molho pesto: um clássico italiano que vai bem de salada à massas

O molho pesto é um clássico herdado da cozinha italiana. Tradicionalmente preparado à base de folhas de manjericão moídas com pinolis (uma espécie de oleaginosa), alho, queijo parmesão e azeite extravirgem, o pesto é superversátil e combina com várias receitas diferentes. Na culinária brasileira, os pinolis costumam ser substituídos por nozes, castanhas ou amêndoas. Seu sabor forte e tipicamente italiano é muito usado para acompanhar massas, como espaguete, lasanha, nhoque, pizza, para acompanhar saladas e até para servir como antepasto, acompanhado de pães e torradas.

5) Molho pronto para salada é ideal para quem ama praticidade

Versátil, saboroso e muito prático, o molho pronto para salada é uma ótima opção para temperar folhas verdes e vegetais. Com uma grande variedade de sabores, que vai do clássico caesar, rosê até o mostarda e mel, os molhos para salada são a alternativa perfeita para quem gosta de salada e até para quem não gosta muito, já que o tempero ajuda a agradar o paladar e deixa o prato mais saboroso. Para variar a saladinha simples do dia a dia, a dica é experimentar diferentes sabores, como o Molho Para Salada Iogurte com Hortelã Qualitá, o Molho Para Salada Rosé Qualitá ou até o Molho Para Salada Mostarda e Mel Qualitá, que tem sabores marcantes e deliciosos.