Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Qual a quantidade de bicarbonato no bolo? Veja como usar esse ingrediente
Guia Culinário 15/05/2023

Qual a quantidade de bicarbonato no bolo? Veja como usar esse ingrediente

Quem gosta de fazer bolos caseiros, provavelmente já ouviu falar sobre o uso de bicarbonato de sódio na massa. Mas você sabe qual é a quantidade adequada de bicarbonato para bolo? Embora possa parecer um ingrediente simples e comum, ele precisa ser usado com cuidado: isso porque se você colocar pouco ou muito desse ingrediente, ele poderá alterar o resultado final do bolo – tanto em termos de sabor quanto de textura. Quer acertar de uma vez por todas? Confira a seguir como usar bicarbonato no bolo, a quantidade adequada para cada tipo de receita e qual a diferença dele para o fermento clássico. Acompanhe!

Bicarbonato serve para fazer bolo! Veja qual quantidade usar no preparo

O bicarbonato serve para fazer bolo com mais volume e leveza, por isso é tão comum vê-lo em receitas por aí. No entanto, a quantidade de bicarbonato no bolo pode variar de acordo com a receita e com os outros ingredientes a serem usados na massa. O normal é usar de ¼ a uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada xícara de farinha de trigo usada no bolo. Porém, a quantidade ideal de bicarbonato vai depender do nível de acidez dos demais ingredientes usados na receita, como o fermento em pó, o açúcar, o leite e a manteiga.

De que forma o bicarbonato em bolo age na mistura?

O bicarbonato de sódio age como um agente levedante – ou seja, ele reage com outros ácidos presentes na massa (como o ácido lático presente no leite), liberando dióxido de carbono e ajudando a massa a crescer. Mas o excesso dele pode deixar um sabor desagradável ou mesmo desandar a textura do bolo, deixando-o denso demais. Por isso, nada de pesar a mão, beleza?

Além disso, é importante lembrar que o bicarbonato de sódio deve ser misturado com os demais ingredientes secos, e de preferência antes de ser adicionado à mistura do bolo propriamente. Assim, é possível garantir uma distribuição uniforme e evitar a formação de grumos na massa.

É melhor usar bicarbonato como fermento?

É bom reforçar que o bicarbonato de sódio e o fermento em pó são dois ingredientes com funções distintas na preparação de bolos. Embora ambos ajudem a massa a crescer, cada um pode ser mais adequado para determinados tipos de receita.

Na prática, o fermento em pó é uma mistura feita de bicarbonato de sódio com outros ingredientes ácidos, como o ácido tartárico ou o fosfato de cálcio. Eles reagem com a água e liberam dióxido de carbono, independentemente da acidez da massa. É por isso que o fermento em pó pode ser utilizado em receitas que não contêm ácidos adicionais, como bolos de chocolate ou de baunilha, por exemplo.

Por outro lado, para receitas que contêm ácidos adicionais, como bolos de limão ou de laranja (feitos com suco de frutas ácidas), o bicarbonato pode ser mais adequado. Ou seja: a escolha entre bicarbonato e fermento vai depender da receita que você está preparando.

Pode usar bicarbonato na comida? Veja outros preparos que levam o ingrediente

O bicarbonato pode ser usado na comida para além da preparação de bolos, viu? Ele é um ingrediente aliado em receitas de massas de pães e pizzas para deixá-las mais macias, no preparo de molhos para neutralizar a acidez de tomates ou limões, e em legumes para deixá-los mais macios e suculentos. Veja outras possibilidades:

– Pão de queijo: o bicarbonato de sódio ajuda a deixar a massa do pão de queijo ainda mais macia e aerada – mas deve ser adicionado à mistura só pouco tempo antes de levar ao forno.

– Biscoitos de chocolate: dá para deixar os biscoitos mais macios e fofinhos com a quantidade certa de bicarbonato na massa, viu? Vale experimentar!

– Feijão cozido: se quiser acelerar o cozimento do feijão e deixar os grãos mais macios, é só adicionar o bicarbonato enquanto o grão estiver sendo cozido. Mas nada de pesar a mão já que o ingrediente pode alterar o sabor do feijão, ok? Uma pitada já é suficiente.