Ração para cachorro idoso: como escolher a melhor
A ração para cachorro idoso é um dos segredos que vai mantê-lo cheio de energia na melhor idade. Acontece que cada fase canina tem diferentes necessidades nutricionais e é importante seguir cada ciclo para garantir a saúde. Enquanto um cachorro filhote precisa de uma dieta que favoreça o seu desenvolvimento, um cão idoso deve consumir um alimento rico e nutritivo para envelhecer bem e manter a longevidade. Se o seu cão está na terceira idade, aprenda a escolher a melhor ração para ele na matéria a seguir.
A melhor ração para cachorro idoso deve ser repleta de vitaminas
Quando o assunto é ração para cachorro, sempre bate dúvida sobre qual opção escolher, principalmente quando ele é mais velho e pede mais cuidados. Mesmo assim, uma coisa não muda: eles ainda vão preferir uma dieta repleta de carnes e vegetais e é interessante manter essa opção até na terceira idade.
Quanto aos nutrientes, uma ração recheada de vitaminas e minerais vai ser fundamental para o idoso. Algumas opções, como a Ração para cães adultos sabor carne Qualitá 170g , por exemplo, são ricas em Vitamina A, E, B12, D3 e K. Além de ser enriquecida com ferro e ácido fólico, entre outros minerais. Esse tipo de composição completa será ótima para a absorção do organismo, garantindo os nutrientes essenciais do cachorro idoso.
Opte por uma ração para cachorro idoso macia, isso facilita a mastigação
Uma boa dica para fazer a troca de ração do cachorro filhote para o adulto e do adulto ao idoso, é começar aos poucos, misturando as duas rações até o cão se acostumar com a nova dieta. Mas se o seu pet já está habituado a comer ração de adultos Qualitá, você não precisa se preocupar com essa adaptação, pois essa alimentação atende do adulto ao sênior com mais de 12 anos. Mas no caso do cachorro idoso, também é muito interessante fazer misturas de ração úmida com a seca, pois os dentes do idosinho tendem a ser mais frágeis, oque dificulta a mastigação.
Ração para cão idoso não deve ter corantes ou aromatizantes
Quanto mais natural a ração, mais saudável ela será para o animal. Observar se ela não tem aromatizantes ou corantes na composição é fundamental para uma boa dieta canina. Esse detalhe vai favorecer as defesas do organismo do cão que fica mais frágil na melhor idade e, somado aos nutrientes, uma ração sem componentes artificiais fortalecerá as articulações do cão idoso e ainda vai garantir a saciedade, sem precisar de grandes quantidades diárias que induzem a obesidade.
Uma boa ração para cães idosos garante mais saúde canina
Na fase idosa, o cachorro precisa de mais cuidado e atenção. Geralmente, a partir dos sete anos ele já é considerado sênior e nessa hora o tutor deve redobrar as visitas ao veterinário e buscar mais conforto para o cão. Outra indicação para uma boa dieta do cachorro na terceira idade, é observar a tabela nutricional da ração que ele está consumindo, além de verificar o estado do pet no dia a dia. Uma boa ração de cachorro idoso deve manter o pelo bonito, o animal saudável e com mais disposição, mesmo com a idade avançada.