20 raças de cachorro pequeno: conheça as mais fofas e populares
Uma das melhores coisas do mundo é poder chegar em casa e ser recebido carinhosamente pelo seu cãozinho. Entretanto, muitas pessoas que desejam ter um companheiro de quatro patas acabam desistindo por morarem em um ambiente pequeno.
Acontece que isso não precisa ser um impeditivo. Existem muitas raças de cachorro pequeno, que são fofos, amorosos e cabem bem em um espaço menor. Ficou curioso? Então, acompanhe o texto e, a seguir, conheça 20 raças de cachorro pequeno!
Quais são as raças de cães pequenos?
Se você está preparado para ter uma overdose de fofura, veja, a seguir, quais são as raças de cães pequenos que vão ganhar o seu coração!
1. Yorkshire
É um bichinho bem pequeno, peludo e cheio de personalidade. Ciumento, esse animal gosta de ficar o tempo todo perto dos seus donos.
2. Pug
Possui dobrinhas pelo corpo e tem o focinho achatado – que o deixam ainda mais fofo. Tranquilo e amável, cachorros dessa raça não costumam latir muito e adoram ficar deitados.
3. Lhasa Apso
É uma raça de cães mais desconfiados. Quando não conhece as pessoas, latem e são hostis. Apesar disso, são também brincalhões e adoram se divertir.
4. Boston Terrier
Os cães dessa raça são uma mistura de docilidade e ferocidade. Também têm muita energia e amam brincar.
5. Lulu da Pomerânia
Esses peludos são bastante afetuosos, agitados e costumam latir bem alto. Adoram receber carinho.
6. Pinscher
Esses animais possuem bastante energia – adoram correr de um lado para o outro. Apesar de serem um dos menores do mundo, são valentes e se portam como cães de guarda.
7. Maltês
São peludos, dóceis e animados. Amam ficar deitados no colo dos seus donos e, por serem muito tranquilos, são ótimos para conviver com crianças.
8. Shih Tzu
Outra raça que é ótima para conviver com as crianças é o Shih Tzu. Esse tipo de cão é bastante tranquilo, dócil, brincalhão, energético e muito fofo!
9. Papillon
Possuem pelos longos e sedosos, adoram brincar e são muito sociáveis.
10. Beagle
É um cão companheiro, brincalhão e bastante teimoso. Precisa fazer exercício físico regularmente.
11. Pequinês
Possui muitos pelos, o que pode deixar o cão mais sensível ao calor. É carinhoso, tranquilo, inteligente e teimoso. Apesar de ser pequeno, costuma enfrentar raças maiores.
12. Poodle
É um cachorro amoroso, fiel e dependente – ao ficar longe do seu dono, pode sentir muito ciúmes e solidão.
13. Chihuahua
É uma raça de cães amáveis e leais. Por outro lado, costumam ser hostis com crianças e cachorros. Como são bastante barulhentos, não são indicados para criar em apartamento.
14. Corgi
É um cão de patas curtas e dorso extenso, que lembra uma raposa. Costuma ser bastante afetuoso, obediente e tranquilo.
15. Buldogue Francês
É uma raça mais dependente, que não gosta de ficar só. Muito brincalhão e afetuoso, é ideal para ter em um lar pequeno com crianças.
16. Fox Paulistinha
Esses cães costumam ser mais agitados. Por isso, precisam de bastante espaço para gastar energia e se aventurar.
17. Bichon Frisé
É uma raça sociável e tranquila – que não late muito. Adora brincar e se divertir.
18. Cavalier King Charles Spaniel
É tranquilo, sendo ideal para se ter em ambientes com crianças. É bastante carente e, quando está longe dos donos, fica triste. Possui muitos pelos, principalmente na região da orelha, o que pode causar problemas nos ouvidos.
19. Dachshund
O famoso cachorro salsicha – devido ao seu corpo alongado – é independente, companheiro e muito curioso. Vive a farejar o ambiente. Superadaptável, sendo ótimo para criar em apartamento.
20. Griffon de Bruxelas
É um cão bastante brincalhão, alegre, que adora desfrutar da companhia do seu dono. Possui muitos pelos e precisa de um cuidado maior com a escovação.
Qual é a menor raça de cachorro?
O Chihuahua é a menor raça de cachorro do mundo e costuma medir até 20 cm quando adulto. Por ser bastante hostil e barulhento, principalmente quando está próximo a outros cachorros ou crianças, o mais indicado é criá-lo em casa e não em apartamento.
Qual é a melhor raça de cachorro para se criar em casa ou apartamento?
Shih Tzu é considerada a melhor raça de cachorro para se criar em ambientes pequenos, seja casa ou apartamento. Isso porque ele é bastante companheiro, adora ficar próximo dos seus donos, é superadaptável e costuma ser muito dócil com as crianças e outros animais.
Quais são as doenças comuns em raças de cachorro pequeno?
Apesar de terem uma expectativa de vida maior do que os cães de raça grande, os cachorros pequenos apresentam algumas doenças comuns a eles, que vale a pena destacar. Confira:
1. Colapso traqueal
As raças de cachorro pequeno costumam ter um enfraquecimento dos anéis da cartilagem – que é responsável pela passagem de ar – presente na traqueia. Por conta disso, eles apresentam maior propensão para desenvolver problemas respiratórios.
2. Luxação patelar
Conhecido como “joelho deslocado”, essa condição pode afetar os peludos pequenos, causando a eles muitas dores e fraquezas nas patas traseiras.
3. Hipoglicemia
A hipoglicemia é caracterizada como a baixa do nível de açúcar no sangue e é muito comum em animais menores. Por isso, os donos devem ficar atentos caso o seu bichinho fique fraco e mais letárgico.
4. Desequilíbrio da manutenção da temperatura corporal
Os cachorros pequenos não lidam bem com temperaturas extremas. Se expostos a isso – como ficar muito tempo em carros fechados ou em outros ambientes com pouca ventilação, por exemplo –, podem apresentar disfunções neurológicas e até mesmo ir a óbito.
5. Obesidade
Os cães menores estão propensos a ganhar peso mais rapidamente. Por isso, os donos devem oferecer uma alimentação balanceada e criar uma rotina de exercícios para evitar que o seu pet desenvolva obesidade.
Quais cuidados tomar com raças de cachorro pequeno?
Para que seu cão não desenvolva doenças e possa gozar de uma vida mais tranquila e saudável, é importante manter alguns hábitos. A seguir, saiba quais são os cuidados que você deve tomar com raças de cachorro pequeno:
1. Alimentação balanceada
Os cães pequenos são mais suscetíveis à obesidade. Nesse sentido, é fundamental garantir a eles uma alimentação balanceada, de qualidade, de acordo com a idade, peso e nível de atividade desempenhada por ele.
2. Exercício
Além da alimentação, as atividades são muito importantes para que seu cão possa se manter livre da obesidade. Vale ressaltar que cada raça demanda uma quantidade de exercício específico, por isso, vale a pena buscar orientação de um veterinário.
3. Higiene diária
Os cachorros pequenos precisam de cuidados higiênicos regulares, como escovação do pelo, banhos e limpeza dos dentes.
4. Cuidado com a temperatura
Como são muito sensíveis à temperatura, os peludos não devem ser expostos ao estresse térmico. Isso pode desencadear problemas neurológicos e até a morte.
5. Dedicação
Esses bichinhos costumam ser muito apegados aos donos. Por isso, para desenvolver um bom relacionamento com o seu cão, dedique um tempo de qualidade para brincar e entretê-lo.
6. Hidratação
Os cachorros menores costumam se desidratar com maior facilidade. Para evitar que isso ocorra, garanta ao seu animal acesso fácil à água.
7. Adestramento
Os cães pequenos precisam ser treinados de forma consistente, já que sem isso eles podem apresentar comportamentos indesejados, além de desenvolver ansiedade.
8. Passeios regulares
Os passeios regulares são fundamentais para a saúde do cão. Além de gastar energia, os seus sentidos são estimulados e o seu intestino também – evitando assim um quadro de constipação.
É fato que as raças de cachorro pequeno são muito fofas e amáveis, algumas são dóceis com crianças e outros cães. Mas é importante lembrar que tais bichinhos apresentam características específicas e demandam alguns cuidados. E a melhor maneira de prolongar a vida do seu companheiro de quatro patas é levá-lo ao veterinário regularmente e seguir todas as dicas que demos por aqui. Combinado?!