Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ração raças pequenas: entenda as diferenças desse tipo para as outras rações
Pet Care 22/12/2022

Ração raças pequenas: entenda as diferenças desse tipo para as outras rações

Você sabe o que faz a ração raças pequenas ser tão diferente da ração raças grandes? Muitos fatores podem influenciar bastante na hora de escolher a melhor ração para cachorro. Um deles é a idade: existe ração para cachorro filhote, adulto ou idoso. Outro fator essencial é o porte do animal. Dependendo do seu tamanho, o pet precisa de diferentes concentrações nutricionais – e é aí que entram as rações específicas para raças de acordo com porte. Confira a seguir qual a diferença da ração raças pequenas para as outras e por que apenas ela deve ser oferecida aos animais de pequeno porte!

Ração raças pequenas X Ração raças grandes: qual é a diferença?

O porte do animal é um fator muito importante na hora de escolher a ração para cachorro. O motivo dessa distinção é o fato de que o metabolismo do cão é diferente dependendo do seu tamanho. O porte do animal impacta na quantidade necessária de cada nutriente para manter o animal saudável. Raças de cachorro pequeno, como Shih Tzu, Yorkshire ou Lhasa Apso, possuem um metabolismo mais acelerado. Isso significa que eles acabam consumindo uma maior quantidade de energia. Por isso, é fundamental que a quantidade de proteínas e gorduras disponíveis seja maior. Com as raças de cachorro grande, como Golden Retriever, Labrador e Pastor Alemão, acontece o contrário: seu metabolismo é mais lento e, consequentemente, precisam ingerir uma quantidade menor de proteínas e gorduras para evitar que elas se acumulem muito no corpo até serem consumidas.

A ração raças pequenas precisa ser oferecida na quantidade adequada

A ração raças pequenas é mais calórica e contém quantidades mais elevadas de proteínas e gorduras. Assim, o corpo consegue facilmente repor esses nutrientes e garantir mais energia no dia a dia, o que não é necessário nos cães de grande porte que demoram a consumir esses componentes. Porém, é muito importante que o tutor não exagere na quantidade de alimento oferecido. A ingestão excessiva de ração raças pequenas faz com que suas taxas lipídicas aumentem bastante, o que pode levar a quadros de obesidade canina. Por isso, sempre respeite a quantidade de ração indicada pelo veterinário de acordo com seu porte e idade.

Não oferecer ração raças pequenas pode causar déficit nutricional

Oferecer ração raças grandes para cães de pequeno porte pode causar alguns problemas sérios de saúde. Como explicamos, a ração para cachorro grande tem menos gordura e proteína, pois seu corpo absorve esses nutrientes mais lentamente. Quando um cãozinho pequeno que precisa desses nutrientes em maior quantidade come esse tipo de ração, o resultado é um déficit nutricional. Esse problema acaba deixando a saúde do animal muito debilitada e seu sistema imunológico enfraquecido. Por isso, sempre opte pela ração raças pequenas se o seu cão se encaixar nesse grupo.