Como fazer brócolis: 4 truques para que o vegetal fique sempre saboroso e crocante
Saber como fazer brócolis e conseguir um resultado sempre saboroso, crocante e verdinho é bem mais fácil do que parece. No Brasil, ele é encontrado em dois tipos, o brócolis de cabeça redonda, que se parece com a couve flor, e o brócolis ramoso, que tem os talos mais finos e longos – como o Brócolis liofilizado Qualitá . Os truques para acertar o preparo são válidos para as duas versões. Quer saber como cozinhar brócolis? Dê uma olhada nas dicas abaixo e acerte no passo a passo!
1) O cozimento a vapor é uma boa opção de como fazer brócolis
O cozimento a vapor pode ser considerado a principal forma de como cozinhar brócolis preservando ao máximo seu sabor, os nutrientes e a textura crocante. Para isto, você vai precisar de uma panela específica para cozinhar a vapor ou de um escorredor de macarrão de inox do tamanho de uma panela normal. Neste processo, é importante que os pedaços de brócolis não entrem em contato com a água em nenhum momento.
Encha o fundo da panela de água e leve ao fogo com o recipiente vazado já encaixado e o brócolis higienizado. Quando a água começar a ferver, coloque a tampa na panela. Aqui, o tempo de cozimento vai variar de acordo com o ponto desejado e é necessário checar de vez em quando, mas 15 minutos costumam ser suficientes.
2) Não corte o brócolis em pedaços muito pequenos
Seja para cozinhar no vapor ou mergulhado na água, manter o brócolis em pedaços médios e com o tamanho mais uniforme quanto for possível ajuda a garantir um bom resultado final. Assim, eles vão cozinhar na mesma medida e você não vai correr o risco de ter pedaços com texturas muito diferentes no final do mesmo preparo.
3) Cuidado com o tempo de cozimento do brócolis
Pode parecer óbvio, mas se você preferir cozinhar brócolis na água fervente, o cuidado com o tempo em que os pedaços do vegetal vão ficar imersos também precisa ser bem monitorado. Eles devem ser colocados na panela apenas quando a água ferver e, em seis minutos, possivelmente já estarão com uma consistência al dente e boa para o consumo. Este também é o ponto ideal para o brócolis que vai ser usado em outras receitas depois do cozimento inicial. Se você preferir que o vegetal fique um pouco mais cozido, basta ir testando com um garfo a cada minuto. Desta forma é mais fácil garantir que ele não vá passar do ponto e ficar mole.
4) Uma bacia com gelo ajuda no passo a passo de como preparar brócolis
Depois de cozinhar o brócolis na água fervente, um bom truque para garantir que ele vai permanecer com a textura desejada é o branqueamento, processo que pode ser feito com qualquer vegetal. Ele é recomendado para os momentos em que o brócolis não vai ser consumido imediatamente e o passo a passo é bem simples. Basta mergulhar os pedaços do alimento em um recipiente com água e gelo logo depois de ser tirado da panela. Desta forma, o cozimento vai ser interrompido e ele vai permanecer no ponto desejado.