Açafrão, cominho, manjerona: 6 temperos diferentes para renovar o sabor das suas receitas
Que comida boa é comida bem temperada você já deve saber. Mas que tal sair dos temperos básicos e incrementar suas receitas com opções diferentes? Açafrão e cominho são algumas dicas certeiras, porém existem muitas possibilidades para deixar sua comida mais gostosa no dia a dia. Confira 6 temperos que vão renovar o sabor dos seus alimentos!
1) Os benefícios do açafrão: saiba como usar o tempero
Muita gente acha que cúrcuma e açafrão são a mesma coisa, mas não são! No entanto, as duas especiarias podem ser usadas para temperar a comida e deixá-la com mais cor e sabor. Além disso, são ricas em vitaminas, antioxidantes e têm ação anti-inflamatória, fortalecendo o sistema imunológico.
E para que serve o açafrão? Trata-se de uma planta com propriedades medicinais, que tem uma coloração mais avermelhada e pode ser encontrada em lojas especializadas e de produtos naturais. Ele pode ser usado de várias maneiras, mas, na culinária, o açafrão serve para temperar carnes, arroz e legumes. Por ser mais concentrado, é recomendado diluir com um pouquinho de água antes de usar.
Já a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, tem um tom mais amarelado e com sabor bem marcante, típico da culinária indiana. É bem fácil de encontrar e sua versão em pó é perfeita para temperar carnes, frangos, peixes, massas, sopas e potencializar sucos e chás. Se quiser surpreender, salpique um pouco no ovo mexido!
2) O cominho dá um toque apimentado e realça o sabor dos alimentos
Assim como o açafrão, o cominho em pó também dá um toque especial aos alimentos do dia a dia. Isso porque ele realça o sabor da comida, conferindo um gostinho mais apimentado sem comprometer o paladar. E se você tem dúvidas sobre o cominho, para que serve, saiba que ele é bem versátil.
Uma dica boa é fazer do cominho tempero para o feijão, além do tradicional refogado com alho e cebola. A especiaria melhora a digestão e diminui a formação de gases, tão característico no consumo das leguminosas. Além disso, você também pode usar o cominho para temperar carnes, sopas, frangos, molhos e peixes. Fica uma delícia!
3) Manjerona: para que serve? Dicas para consumir o tempero
Se você ainda não usa a manjerona na sua rotina de alimentação, então comece a prestar mais atenção nesse tempero. É que a manjerona é uma erva de sabor bem sutil, mas muito benéfica para o sistema cardiovascular, digestivo e imunológico. A planta também é ótima para minimizar o estresse e a TPM!
Por isso, a manjerona é muito usada em chás e sopas, mas ela também é uma boa pedida para temperar saladas e carnes em geral. Se quiser optar pela versão fresca da planta, a dica é usar a manjerona apenas na hora de servir, para manter a textura e o gosto.
4) Use a noz moscada para preparar caldos e molhos
Se você não sabe como preparar um molho bechamel ou ainda como incrementar caldos e purês de legumes, escolha a noz moscada. O aroma adocicado e inconfundível desse tempero é ideal para encorpar e dar mais sabor aos molhos e caldos claros, além das receitas que levam leite.
Por conta do perfume e do sabor bem característico da noz moscada, ela também é muito bem-vinda nas receitas doces, como tortas, bombons e doces de baunilha. E mais: um pouco de noz moscada ralada no café com leite, no milkshake ou no capuccino elevam o nível da sua bebida.
5) Curry: beleza, sabor e tempero no mesmo prato
Além de deixar o prato bonito e mais colorido, o curry também deixa as receitas muito saborosas. O tempero, que mistura coentro, cúrcuma, páprica, pimenta-do-reino, gengibre e outras ervas, se destaca pela sua coloração amarela e também pelo sabor forte.
Você pode usar o curry para temperar carnes e peixes, mas ele combina demais com o frango. Nesse caso, vale usar de duas maneiras: misturado ao azeite, alho e sal ou adicionado ao creme de leite para um molho mais encorpado e cremoso.
6) O churrasco ganha um sabor diferenciado com o chimichurri
O tempero chimichurri veio direto do churrasco argentino para dar um toque extra de sabor aos pratos brasileiros. Ele é uma mistura de diferentes ingredientes bem aromáticos e você pode fazer o tempero caseiro ou comprar a versão pronta – que é mais prática e acessível!
De qualquer forma, o chimichurri pode ser usado em diferentes ocasiões. Com um pouco de azeite, vinagre e limão, você pode marinar carnes cruas. Também é possível encorpar esse molho e usar nas carnes, peixes e frangos já prontos. Já a versão seca pode ser usada nas saladas de folhas cruas e refogadas.