Adeus, alergia! Saiba como se livrar dos ácaros na limpeza da casa
A presença de ácaros dentro de casa é um dos maiores problemas para quem sofre com alergias – e, por isso, os cuidados de limpeza precisam ser redobrados para que seja possível se livrar deles. Mas será que você sabe o que fazer para eliminar de vez esse problema? Se a resposta foi negativa, não precisa se preocupar: a gente te ajuda! Preparamos uma matéria especial com dicas para você deixar sua casa limpinha e livre da ação dos ácaros. Confira e já anote os truques para ficar bem longe deles.
Aspirador de pó e pano úmido são os principais aliados para se livrar dos ácaros
A principal dica para se livrar de ácaros é contar com a ajuda do aspirador de pó – principalmente se a sua sala tiver carpete. Isso porque é ele quem vai sugar de fato esses bichinhos – até mesmo das cortinas e das roupas de cama (que precisam ser trocadas regularmente, como veremos a seguir) – e garantir que o cômodo fique devidamente limpo.
Além disso, para que a limpeza esteja em dia e o acúmulo de poeira não contribua para o aparecimento de ácaros, também é importante passar um pano úmido sobre toda a mobília da casa regularmente. Uma única vez por semana não é suficiente; mas, sim, sempre que as impurezas começarem a se acumular.
Ambiente arejado e iluminado impede a proliferação de ácaros
Outro cuidado para impedir que os ácaros se proliferem é garantir que a casa esteja sempre bem arejada e iluminada durante o dia para que eles não tenham força para sobreviver e nem que se reproduzam. Vale considerar que raios solares são importantes aliados nessa tarefa – já que locais com temperatura alta e pouca umidade não são favoráveis para a proliferação desses microorganismos indesejados.
Sendo assim, fica a dica: sempre que terminar de limpar a casa, abra bem as janelas para que o sol consiga adentrar nos cômodos.
Cortinas, roupas de cama, toalhas e panos de prato precisam ser trocados com frequência
Como os ácaros gostam de locais úmidos, toalhas de banho e panos de prato estão entre as principais vítimas de sua ação. Por isso, a recomendação para evitar o problema é trocá-las regularmente, principalmente quando estiverem com muita umidade.
E embora não fiquem molhados como os primeiros, roupas de cama e cortinas também precisam de uma atenção extra para que não sejam alvos desses microorganismos. Os lençóis que ficam o dia todo na cama, por exemplo, devem ser trocados durante a noite porque há a chance do ácaro ter se acumulado no tecido.
Além disso, sempre que roupas de cama, travesseiros e cortinas forem higienizados, é preciso deixá-los expostos ao sol por um tempo para que a falta de umidade e temperatura acabem com os possíveis ácaros – e, por fim, como já falado, ter o cuidado de aspirar todos eles para remover qualquer resquício do problema.
Fique atento: Vale lembrar, ainda, que colchões e travesseiros têm um tempo de vida útil estimado em dois anos. Depois disso, o uso pode ser prejudicial porque acredita-se que um terço do seu peso passa a ser composto somente por ácaros!