Segredos do feijão delicioso: aprenda como fazer um feijão incrível em casa
O guia definitivo de como fazer feijão está pronto para você não errar mais. A receita é uma das mais famosas e queridas Brasil afora e não sai da mesa dos brasileiros por nada. Pode até parecer complicado, mas cozinhar feijão não tem mistério. Com as dicas certas e boas indicações de tempero, tudo fica mais prático e gostoso. Vamos lá?
Por que o feijão precisa ficar de molho?
Antes de mais nada, vale a pena entender o motivo pelo qual o feijão deve ser deixado de molho. São três principais:
- Hidratação dos grãos;
- Reduzir o tempo de cozimento;
- Eliminar toxinas presentes no alimento que são indigestos e causam desconfortos gastrointestinais – mais especificamente, os famosos gases.
E se eu esqueci de deixar o feijão de molho, o que faço?
Quem nunca atrasou o almoço porque esqueceu de descongelar a carne ou deixar o feijão de molho na noite anterior? Alimentos que exigem um preparo prévio exigem um planejamento um pouco maior. Mas, como imprevistos acontecem, é sempre bom ter dicas na manga para lidar com a corrida contra o relógio.
E uma dessas dicas é o remolho. O passo a passo é padrão e serve para todos os tipos de grãos. Além do feijão, o remolho também é indicado para leguminosas de uma forma geral, como o grão-de-bico, por exemplo.
No caso do remolho comum, que é mais lento, você deve fazer o seguinte: cubra os grãos do feijão com o dobro de água e deixe descansar por um período que pode ser de seis até 12 horas. O remolho não pode passar das 12 horas, porque em um período mais longo, os grãos podem desmanchar ou até começar a fermentar.
É recomendado trocar a água ao menos uma vez durante o remolho, mas quanto mais trocas puderem ser feitas, melhor. A renovação da água ajuda a diminuir a concentração das toxinas, já que as substâncias que estavam no grão são transferidas para ela.
Mas caso você precise de um remolho mais rápido, saiba que também existe uma técnica para isso. Basta colocar os grãos de feijão já limpos em uma panela com o dobro de água no fogo alto. Quando a água ferver, desligue o fogo e tampe a panela para hidratar os grãos mais uma hora. Depois desse tempo, é só escorrer e cozinhar normalmente!
Como fazer feijão na panela de pressão?
Acompanhe o passo a passo para acertar no cozimento da leguminosa na panela de pressão e servir uma comida saborosa. E o mesmo serve para acertar no tempero, viu? Veja como é prático:
1. Comece com remolho dos grãos
O preparo começa com o remolho dos grãos para remover todas as toxinas presentes na leguminosa. Você pode deixar de molho durante a noite, de 8 a 12 horas no total, para agilizar o preparo no dia seguinte. Passado o tempo, descarte a água e também os grãos que boiarem. Também dá para apostar em um remolho rápido. Então, inicie o cozimento.
2. Leve feijão ao fogo na panela de pressão
Comece adicionando o feijão à panela de pressão com 1 folha de louro. A cada 1 xícara de chá de feijão, adicione 4 xícaras de chá de água para o preparo. Tampe bem a panela, cheque o encaixe da válvula e deixe-a em fogo alto. Assim que pegar pressão, diminua a temperatura e conte aproximadamente 25 minutos. Aguarde a pressão sair naturalmente para temperar.
3. Aposte em bons temperos para caldo
Enquanto o feijão esfria, refogue 2 dentes de alho amassados e ½ cebola picada com azeite em uma frigideira. Em seguida, acrescente os condimentos à panela, tempere com sal a gosto (cuidado para não pesar a mão no sal) e deixe ferver. Além dessas opções, é possível acrescentar pedaços de bacon ou linguiça, por exemplo, ou mesmo realizar o cozimento com pedaços de beterraba. Agora, é só servir.
Como cozinhar feijão sem panela de pressão?
Quem não gosta ou tem medo de usar panela de pressão pode ficar despreocupado porque também temos dicas para o preparo em panelas convencionais. Após demolhar os grãos durante a noite e descartar o líquido e os feijões ruins, leve a leguminosa a uma panela funda para cozinhar com 1 folha de louro.
A cada 1 xícara de chá de feijão, acrescente 8 xícaras de chá de água para cozinhar mais rápido. Deixe em fogo alto por, aproximadamente, 2 horas, e tenha atenção: conforme a água secar, acrescente mais água quente para acelerar o cozimento. Por fim, tempere a gosto.
Como fazer feijão no micro-ondas?
O feijão de micro-ondas é igualmente nutritivo e seu preparo é bem simples! Depois de concluir o remolho, coloque os temperos em uma tigela apropriada para micro-ondas e ligue o aparelho por cerca de 3 minutos. Junte o feijão, algumas folhas de louro e, se desejar, um tablete de caldo da sua preferência. O tempo total de cozimento do feijão nesse método é de 30 minutos, mas é preciso pausar a contagem e mexer o preparo de vez em quando.
Como fazer feijão na panela elétrica?
A panela elétrica poupa muito tempo na cozinha e pode ser usada tanto para o arroz quanto para o feijão. Comece adicionando os temperos (azeite, cebola e alho) e ligue a panela, para que refogue até dourar. Adicione o feijão, acrescente água suficiente para cobri-lo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Ajuste o sal e está pronto!
Como cozinhar feijão mais rápido?
Sempre dá para agilizar um pouco mais o dia na cozinha, e com o preparo do feijão não seria diferente. Para ter os grãos devidamente cozidos em menos tempo, basta levar o feijão à panela de pressão com água quente para acelerar o cozimento da leguminosa ou apostar no uso da panela de pressão elétrica.
Assim que a panela pegar pressão, diminua a temperatura e conte 15 minutos. Então, tire do fogo, deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir e tempere a gosto. E não esqueça do remolho, que além de remover as toxinas do feijão, é indicado para amolecer os grãos e agilizar o preparo.
Dicas para alguns tipos de feijão
Veja abaixo como preparar diferentes tipos de feijão.
Feijão carioca
Coloque o feijão de molho em uma tigela coberta por, no mínimo, 8 horas — durante esse período, troque a água algumas vezes. Depois de descartar a água do remolho, transfira os grãos para a panela de pressão com folha de louro e deixe-os cozinhar por 10 minutos. Quando o feijão estiver cozido, refogue ele com azeite, cebola e alho.
O segredo aqui é refogar duas conchas de feijão com um pouco de caldo em outra panela, misturando e amassando os grãos com a espátula. E, em seguida, misturá-lo com o restante do feijão cozido. Por fim, tempere com sal e pimenta a gosto por mais 10 minutos.
Feijão preto
Após deixar o feijão de molho por 8 a 12 horas, fazer remolho e cozinhar os grãos por cerca de 30 minutos, é hora de temperar o prato. Em uma panela grande, aqueça o óleo, adicione o bacon e a linguiça calabresa e frite-os até dourarem. Depois, acrescente a cebola picada e o alho. Quando estiverem bem refogados, misture o feijão cozido com o caldo refogado em fogo médio por cerca de 15 minutos.
Feijão fradinho
Depois de deixar os grãos em água com sal por cerca de 8 horas, mantendo o feijão na geladeira, escorra o líquido e leve o alimento para a panela de pressão, com água suficiente para cobri-lo e algumas folhas de louro. O feijão fradinho deve cozinhar em pressão por 7 a 8 minutos. O ponto ideal é quando os grãos estiverem macios, sem se desmancharem.
Feijão branco
A água para o remolho do feijão branco – que também dura de 8 a 12 horas – deve ser misturada com 2 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão. Troque a água, cozinhe o feijão e descarte a primeira água da cocção juntamente com a espuma branca que surgirá no processo. Na panela de pressão, 5 minutos bastam. Mas você pode usar qualquer panela, conferindo o nível de maciez dos grãos.
Feijão verde
Também conhecido como feijão de corda, esse tipo de feijão é muito utilizado no Nordeste do Brasil. Para cozinhá-lo, a panela de pressão não é necessária. Leve os grãos a uma panela normal, coloque água até cobri-los, cozinhe em fogo médio por cerca de 25 minutos e, quando os grãos estiverem macios, desligue o fogo e escorra a água. Em seguida, tempere o feijão com azeite, cebola, alho, coentro, tomate e outros temperos.
Viu como não é difícil aprender a como fazer feijão? Com esse guia, você vai preparar um delicioso feijão e deixar todo mundo com água na boca. E se quiser conferir mais dicas sobre aproveitamento e alimentação saudável, então veja essas receitas de como aproveitar as sobras do feijão.
Até a próxima e bom apetite!