Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Flor de sal x sal marinho: quais as diferenças
Guia Culinário 31/10/2022

Flor de sal x sal marinho: quais as diferenças

Você sabia que flor de sal e sal marinho não são a mesma coisa? Com tantos tipos diferentes, pode ser confuso entender como diferenciá-los. Apesar de ambos serem temperos derivados da água do mar e não serem refinados, eles possuem diferentes características que vão desde o sabor até o formato e propriedades nutricionais. Além disso, cada tipo é indicado para usos diferentes na culinária. Quer saber mais detalhes? Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o que é flor de sal e como distingui-la dos outros tipos de sais.

O que é flor de sal? Descubra de uma vez por todas!

Flor de sal é como são chamados os cristais que se formam na superfície das salinas, reservatórios de argila rasos, e colhidos de maneira artesanal. Eles se formam pela influência do clima seco e sol forte, iniciam o processo de evaporação da água do mar, que resulta na formação desses pequenos cristais de sal. Durante a colheita da flor de sal é recolhida apenas uma finíssima película de cristais que se forma na superfície da água das salinas, que nunca toca o fundo do reservatório. Após serem colhidos, os cristais são colocados para secar ao sol, quando suas partículas se unem e adquirem uma crocância ainda mais acentuada e um sabor único, que tornam a flor de sal uma iguaria. O resultado são pequenos grânulos levemente rosados e cristalinos, de sabor suave e deliciosamente crocantes. Além do sabor, a flor de sal faz muito bem para a saúde e é rica em minerais como ferro, zinco, magnésio, cálcio, potássio, iodo, cobre e flúor.

Sal marinho: saiba o que o diferencia dos outros tipos

O sal marinho não é necessariamente extraído do mar e sim dos antigos reservatórios de água do mar. Por ser encontrado apenas no final do processo de evaporação e de ter contato com o mar, ele contém vestígios de sedimentos, o que lhe confere um sabor levemente amargo. Porém, ao contrário do sal de cozinha, ele não contém aditivos químicos e não passa por processos de refinamento, o que faz com que ele mantenha todos os seus minerais e nutrientes, inclusive o iodo. Por isso, o sal marinho possui formato de grãos grandes, um sabor menos salgado que a versão refinada e apresenta um maior valor nutricional. Ele pode ser usado como um substituto do sal comum, na preparação e como tempero de alimentos para reduzir a quantidade de sódio e aumentar o consumo de minerais.

Como usar a flor de sal na cozinha

A flor de sal possui cristais brancos e delicados de consistência crocante e sabor suave. Seus grânulos derretem lentamente na boca e realçam o sabor dos alimentos, além de adicionarem uma textura crocante. Por este motivo, a flor de sal é considerada um ingrediente gourmet e tem um valor muito mais elevado do que qualquer outro tipo de sal. Por isso, ela costuma ser muito usada para finalizar pratos mais refinados, como risotos, saladas e principalmente sobremesas. Por conta de sua consistência, a flor de sal só pode ser usada para finalizar os pratos e nunca durante o seu preparo. Se levados ao forno ou fogo, os cristais derretem e o ingrediente acaba perdendo as suas características que dão sabor e crocância à comida.