Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é polpa de fruta: diferença para suco, como é feita, formas de consumo e tipos
Guia Culinário 18/03/2024

O que é polpa de fruta: diferença para suco, como é feita, formas de consumo e tipos

Quem gosta de tomar suco no dia a dia sabe o quanto é prático ter uma polpa de fruta no congelador para preparar a bebida. Mas, muitas pessoas desconhecem o que é polpa de fruta congelada, como é feita e a diferença entre a polpa, o suco, o néctar e o refresco. Acompanhe o texto e tire todas as dúvidas sobre o tema!

O que é polpa de fruta?

De acordo com a definição da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a polpa de fruta é a parte comestível e suculenta da fruta. Ela é obtida por meio do processo tecnológico adequado que faz a retirada dos frutos polposos, mantendo os nutrientes e sabor.

Qual é a diferença entre polpa, suco, néctar e refresco?

A diferença entre polpa, suco, néctar e refresco se dá basicamente pelo processo de produção de cada um. Entenda a seguir:

1. Polpa de fruta

A polpa é a parte interna da fruta. O seu processo de extração e congelamento mantém a maioria dos nutrientes do alimento.

2. Suco

É o líquido retirado da fruta. Pode ser composto 100% pelo suco natural da fruta, sem adição de água, conservante ou aditivos (como o integral e o orgânico) ou ter adição de água e açúcares.

3. Néctar

Geralmente, é composto por cerca de 40% do suco da fruta e o restante por água, açúcar, conservante, corantes e/ou outros aditivos.

4. Refresco

Conhecido como o suco de pozinho, o refresco precisa ser diluído em água para beber. É considerado o mais artificial de todos, pois é composto por cerca de 1% de suco. Além disso, contém muito sódio e pouquíssimos nutrientes.

Como consumir a polpa de frutas? Quais os tipos de polpa de fruta?

Como é feita a polpa de fruta congelada?

Segundo a Embrapa, o processo ocorre da seguinte forma:

  1. As frutas são selecionadas – elas precisam estar maduras, sadias e limpas. Após essa etapa, elas passam pelo processo de limpeza mais profunda.
  2. Depois, ocorre o descascamento e o corte delas para, em seguida, passar pelo processo de despolpamento – no qual é extraída a polpa do restante da fruta.
  3. Ao ser extraída, a polpa é embalada em sacos plásticos ou colocada em uma dosadora.
  4. Por fim, é realizado o seu congelamento. Quanto mais rápido ocorre esta última etapa, maior é a preservação dos nutrientes da fruta.

Pode tomar polpa congelada?

Sim. Além de prática e nutritiva, a polpa congelada dura mais tempo e possibilita o consumo do suco de frutas que está fora da temporada.

Pode bater polpa congelada no liquidificador?

Sim. Você pode bater a polpa congelada no liquidificador e misturar com água, leite ou outros líquidos de sua preferência.

Quais são os tipos de polpas de frutas?

No mercado é possível encontrar diversos tipos de polpas de frutas. Uma ótima opção para você que deseja hidratar o corpo e, ao mesmo tempo, ingerir bebida de qualidade nutricional. Entre os sabores, temos:

  • abacaxi;
  • abacaxi com hortelã;
  • cajá;
  • caju;
  • frutas vermelhas;
  • goiaba;
  • graviola;
  • manga;
  • maracujá;
  • morango;
  • uva.

E aí, qual você vai escolher?! Agora que você já sabe o que é polpa de fruta, aproveite a novidade e faça sucos deliciosos para acompanhar as suas refeições.