Qual a melhor forma de tirar a parte fibrosa da carne? Aprenda com um especialista!
Tem dificuldade de tirar a parte fibrosa da carne e acaba sempre comprometendo o alimento em suas frustradas tentativas? Calma, seus problemas acabaram! Para te ajudar nessa missão – que, acredite, não é nada impossível – conversamos com André Machado, responsável pelo Desenvolvimento Comercial da parte de Carnes e Peixaria do Grupo Pão de Açúcar, e conseguimos dicas infalíveis para que essa tarefa fique mais fácil. Vem conferir para aprender:
Escolha da faca é o principal segredo para tirar a parte fibrosa da carne
Para começar, já fique sabendo: não adianta você passar horas tentando acertar o movimento para tirar a carne fibrosa se estiver com a faca errada. Segundo André Machado, escolher a versão ideal – que deve ser de lâmina lisa e afiada – é o principal segredo para conseguir cumprir essa tarefa sem dificuldades: “as facas com serra não são recomendadas para o preparo dos cortes cárneos porque podem desfiar a carne. E é preciso que a lâmina seja afiada porque estas garantem mais precisão, bem como exigem menos pressão no momento do corte”, esclarece.
Movimento escolhido para retirar a membrana também faz toda a diferença
Outro detalhe que influencia no sucesso da missão – assim como na apresentação e sabor da carne – é o movimento feito com a faca. André dá a seguinte dica: a de começar a retirada da membrana (a película fina que fica bem rente ao alimento) pelas extremidades, fazendo ali o primeiro corte.
“Depois disso, para uma retirada mais precisa, deve-se sempre inclinar ligeiramente o fio da faca para fora, diminuindo a chance de adentrar com ela na carne. O movimento é repetitivo e contínuo, sempre passando o fio da faca novamente na última porção previamente retirada”, explica o desenvolvedor comercial.
Posição da faca é alterada de acordo com o tipo de carne a ser cortada
A técnica para cortar a carne é sempre a mesma, mas, dependendo do tipo a ser trabalhado, André explica que a posição da faca precisa ser alterada. Em algumas, ela vai ficar na vertical, enquanto, em outras, precisa ficar na horizontal para que o corte funcione: “para a retirada da membrana do coxão duro, por exemplo, a posição da faca deve ser na vertical, já do filé mignon é horizontal”, exemplifica para finalizar.