Reaproveitamento de alimentos: 3 sugestões de receitas com sobras
O reaproveitamento de alimentos é uma ótima forma de diminuir o desperdício de comida, economizar dinheiro e ter um consumo mais sustentável. Ainda que muita gente torça o nariz para a ideia de reaproveitar a comida da refeição anterior, a verdade é que isso é um hábito muito saudável e a comida reutilizada pode ser sim muito gostosa e ganhar um novo sabor com a ajuda de um pouco de criatividade e os temperos certos. Por exemplo, o frango assado do almoço pode ser transformado em uma macarronada no jantar, ou o arroz branco pode ser aproveitado para fazer um arroz de forno, o segredo está em buscar opções baseadas nos alimentos que estão sobrando. Para te ajudar nessa, separamos 3 receitas de reaproveitamento de alimentos que são deliciosas e vão provar que você pode sim reciclar a comida da refeição anterior sem comprometer o sabor.
Fricassê de frango: Aprenda como aproveitar sobra de frango de uma forma deliciosa
Se você não sabe como reaproveitar frango já assado, acabou de encontrar uma solução deliciosa! O fricassê de frango é uma receita prática e muito saborosa, feita no liquidificador e depois é levada para assar no forno até ficar gratinar. Além disso, a lista de ingredientes é bem curta e contém itens que podem ser facilmente encontrados na sua despensa, evitando viagens ao mercado:
Ingredientes:
- 300 g de frango desfiado (pode ser assado, cozido ou refogado, o importante é dar para desfiar)
- 1 caixinha de Creme de Leite QUALITÁ 200g
- 1 xícara de água
- 1 copo de Requeijão Cremoso Tradicional QUALITÁ 200
- 1/2 lata de milho verde
- 1/2 cebola picadinha
- 1 dente de alho amassado
- Sal, pimenta, queijo parmesão ralado e batata palha a gosto
Modo de preparo:
1) No liquidificador, coloque a água, o milho-verde, o requeijão cremoso, o creme de leite e bata até obter uma mistura homogênea.
2) Em uma panela, acrescente o creme feito no liquidificador, o frango desfiado e 1 pitada de sal. Refogue até que a mistura fique com uma textura cremosa.
3) Em seguida, despeje o conteúdo da panela em um refratário de vidro que possa ser levado ao forno e faça uma camada com o queijo parmesão antes de assar.
5) Leve o refratário ao forno para gratinar e retire quando o queijo estiver derretido.
6) Retire do forno e cubra o fricassê batata palha à vontade.
Arroz carreteiro: receita com sobra de churrasco
O arroz carreteiro é uma ótima opção de receita com sobra de churrasco e aproveitar as carnes e fazer um prato saboroso. O preparo é bastante simples e você pode medir a quantidade de arroz proporcionalmente a de sobras de carnes, por exemplo: 1 xícara de sobras para 1 xícara de arroz. O melhor de tudo é que você pode usar os cortes que quiser: vale picanha, linguiça, maminha… qualquer tipo de carne de churrasco pode ser usada na receita.
Ingredientes:
– 1 xícara de chá de sobras de carnes do churrasco cortadas em cubos pequenos
– 1 xícara de chá de arroz
– ½ cebola ralada
– 2 dentes de alho amassados
– 1 tomate picado
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 folha de louro
– 3 ramos de salsinha
– 3 talos de cebolinha
– 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
1) Corte as carnes em cubinhos pequenos. Lave e pique a salsinha e a cebolinha.
2) Aqueça uma panela com azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos, até começar a dourar. Adicione o tomate, os pimentões, tempere com uma pitada de sal e refogue por mais 2 minutos. Junte as carnes picadas, o alho e o louro, tempere com pimenta a gosto.
3) Acrescente as carnes e mexa por 2 minutos para as carnes aquecerem e pegarem o sabor dos legumes refogados.
4) Adicione o arroz, mexa bem e coloque 2 xícaras de chá de água fervente. Tempere com sal, misture bem e não mexa mais até secar.
5) Quando a água estiver quase totalmente evaporada, desligue o fogo, tampe a panela por 5 minutos e sirva. Para acompanhar o prato, a dica é preparar uma farofa simples e vinagrete fresquinho.
Não sabe como aproveitar sobras de arroz? Prepare bolinhos!
Bolinho de arroz é uma receita com arroz dormido muito prática e deliciosa! Com gostinho de infância, o prato é uma ótima opção para aproveitar aquele arroz que você fez em excesso e sobrou do dia anterior. Dourados, crocantes e super versáteis, os bolinhos podem ser servidos como entrada, acompanhamento ou até petisco do happy hour. E o melhor de tudo: o preparo é tão rápido e simples que pode ser feito a qualquer momento.
Ingredientes:
– 2 xícaras de chá de arroz cozido
– 2 ovos
– ¼ de xícara de chá de farinha de trigo
– ¼ de xícara de chá de queijo parmesão ralado
– 2 colheres de sopa de salsinha picada
– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
– óleo para fritar
Modo de preparo:
1) Coloque o arroz, a farinha de trigo, o queijo parmesão, os ovos e a salsinha em uma tigela grande e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto. Pronto, a massa já está pronta!
2) Modele os bolinhos no formato que preferir e transfira-os para um prato. (Para que fiquem todos do mesmo tamanho, meça cada porção da massa com a mesma colher)
3) Leve a panela ao fogo médio com o óleo para aquecer Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha.
4) Assim que o óleo estiver quente, coloque um bolinho de cada vez na panela, delicadamente para evitar que respingue. Frite cerca de 4 bolinhos a cada leva, até dourarem.
5) Com a escumadeira, transfira os bolinhos fritos para a travessa com papel-toalha e sirva-os enquanto ainda estiverem quentes.