Vai adotar um gato? Veja 5 dicas sobre ração para gato filhote e organização antes de receber o felino
Adotar um bichinho é um ato de amor e traz muita alegria para a casa. Mas a decisão requer planejamento! Se você vai adotar um felino, você sabe qual é a melhor ração para gato? Se for um filhote, quantas vezes ele deve comer por dia? Além da alimentação, o que o seu gatinho vai precisar para se adaptar ao novo ambiente? Quais são os cuidados? São muitas perguntas, mas as respostas você encontra aqui!
1) Ração para gato: saiba qual é a opção mais indicada para o seu felino
Para que seu gatinho cresça cada vez mais saudável e cheio de energia, ele precisa estar bem alimentado. Por isso, escolher a melhor ração de gato garante uma alimentação segura e nutritiva. Nesse caso, a pedida é encontrar um alimento que esteja de acordo com a idade do seu pet adotado.
Se você está em busca de uma ração para gato filhote, as Rações Filhotes Qualitá são saborosas e indicadas para os bichinhos de até 12 meses. Nessa fase, os filhotes precisam de mais energia e nutrientes para se desenvolverem. Por isso, as Rações Filhotes possuem alto valor calórico, suprindo as necessidades de proteínas e gorduras. Além disso, os grãos são menores e mais macios, ideal para os dentinhos que estão sendo trocados.
Se o gato adotado for adulto, é importante optar por rações que possam dar mais longevidade ao pet, já que, nessa fase de desenvolvimento, eles podem apresentar questões de saúde. As rações para gatos adultos costumam ser ricas em antioxidantes e possuem menos calorias e nutrientes para não sobrecarregar o organismo. Vale ainda escolher uma ração específica se o seu gato for castrado, pois o procedimento exige uma alimentação diferenciada.
2) Você sabe quantas vezes um filhote de gato deve comer por dia?
Ao adotar um gato, a alimentação é um dos temas que mais geram dúvidas. Para esclarecer sobre a quantidade certa e como alimentar seu gato com mais precisão, o mais indicado é procurar um profissional especializado para uma consulta nutricional. Caso não seja possível, seguir as instruções recomendadas na embalagem da ração é uma alternativa.
Ainda que a rotina de alimentação possa variar de acordo com o gato, considerando raça, características físicas e as necessidades nutricionais, um filhote de gato costuma comer, em média, de 3 a 4 vezes por dia. Além disso, nem todos se adaptam à ração seca nos primeiros meses e, se este for o caso, você pode oferecer a ração úmida para facilitar a rotina de alimentação.
3) Quanto tempo pode dar ração para filhote de gato?
Um gato é considerado filhote até completar 1 ano, mas não dá para trocar a ração de filhote para adulto de um dia para o outro. É preciso fazer a substituição aos poucos e com calma, porque, diferentemente dos cachorros, os gatos não lidam bem com mudanças e podem ficar estressados e agressivos. Outro ponto de atenção é que uma troca brusca pode provocar desconfortos gastrointestinais nos felinos.
Então, a dica é fazer de acordo com o cronograma abaixo:
– 1º e 2º dias: comece oferecendo 90% da ração filhote e 10% da ração adulto
– 3º e 4º dias: misture 75% da ração filhote e 25% da adulto
– 5º, 6º e 7º dias: 50% da ração filhote e 50% da adulto
– 8º e 9º dias: 25% da ração filhote e 75% da adulto
– 10º dia: ofereça 100% da ração adulto e observe.
4) Organize um ambiente da casa para ser o cantinho do gato
Os gatos são animais naturalmente exploradores, curiosos e desconfiados. Por isso, estão sempre circulando por todos os ambientes ao redor. No entanto, vale separar um cantinho da casa para guardar e organizar todos os pertences do seu bichinho.
Além de facilitar a rotina do próprio tutor, os gatos também se adaptam melhor quando sabem exatamente onde está o seu pote de comida, sua água e a caixa de areia. Colocar telas nas janelas também é uma forma de proteger o seu felino e evitar que ele fuja ou sofra algum acidente.
5) Um ambiente limpo e organizado é importante na rotina de quem tem pet
Adotar um gato também envolve criar um ambiente acolhedor e limpo para o pet. Assim, higienizar corretamente os potinhos de água e comida, organizar a caixa de areia e setorizar os pertences são algumas dicas que podem te ajudar.
Aposte em comedouros de aço inoxidável e mantenha-os sempre limpos após a alimentação, principalmente se o seu gatinho come ração úmida. Como eles adoram água corrente, vale investir em uma fonte de água para hidratar os felinos. E deixe os potinhos de comida longe da caixa de areia!
Por falar nisso, uma boa caixa de areia evita que o seu gato faça as necessidades fisiológicas em qualquer lugar. O modelo pode variar de acordo com a preferência, mas não deixe de escolher um material de qualidade para garantir a integridade do acessório.