
3 receitas de caldos rápidos para o jantar
Sabe quando você quer fazer uma jantinha rápida e leve para comer antes de dormir? As receitas de caldos feitas com leguminosas, ervas, legumes (com diferentes temperos e especiarias) funcionam como excelente alternativa, principalmente para os dias mais frios. Para te incentivar a se aventurar mais na cozinha, mas sem gastar muito tempo, nós separamos 3 receitas de caldos quentes que ficam prontos bem rapidinho. Vale a pena conferir!
1. Caldo de ervilha
Caso você queira fazer um caldinho bem temperado sem precisar cortar legumes, verduras e outros ingredientes, a nossa dica é apostar na receita de caldo de ervilha simples. Esse prato só precisa de alho, sal e pimenta para ficar delicioso – mas lembrando que você sempre pode incrementar com linguiça ou bacon picados, por exemplo. Vale destacar ainda que, por se tratar de uma leguminosa, a ervilha deve ficar preferencialmente de molho antes do preparo (para eliminar todos os antinutrientes).
Você vai precisar de: 1 pacote de ervilha Qualitá (500 g), 1 cebola média Qualitá picada, azeite, 3 dentes de alho amassados, sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 litros de água.
Primeiro, você deve deixar a ervilha de molho em uma bacia por pelo menos 5 horas – assim, é possível remover os antinutrientes. Passado esse tempo, escorra a água e lave a ervilha.
Em uma panela de pressão, despeje a cebola picada e o azeite e refogue por uns 2 minutos, Junte o alho e deixe-o fritar um pouco. Quando começar a pegar no fundo da panela, jogue a ervilha, misture mais um pouco, adicione o sal, a pimenta e, por fim, a água.
Mexa mais um pouco e, então, tampe a panela para que ela pegue pressão. Quando começar a chiar, marque 18 minutos e apague o fogo. Destampe a panela com cuidado e, então, transfira o caldo para o liquidificador para deixá-lo mais cremoso e homogêneo. Você também pode recorrer ao mixer para facilitar essa etapa. Adicione mais temperos se desejar e prontinho! Sirva o caldo com pães ou torradas.
2. Caldo de abóbora
Que tal fazer um caldinho de abóbora incrementado com coentro e gengibre? Essa receita, além de saborosa, ajuda a aumentar a imunidade e a aquecer o corpo em dias mais frios. A melhor parte é que a abóbora cozinha bem rápido – ou seja, esse prato fica pronto rapidinho e pode ser servido com os temperos de sua preferência.
Você vai precisar de: 1 kg de abóbora japonesa, 1 cebola média Qualitá picada, azeite, 4 dentes de alho amassados, água filtrada suficiente para cobrir a abóbora, sal e pimenta-do-reino a gosto, gengibre ralado a gosto, 1 colher de sopa de requeijão Qualitá, coentro picado a gosto.
Primeiro, você deve descascar e cortar a abóbora em pedaços pequenos – que será a parte mais trabalhosa do preparo. Em seguida, coloque a cebola na panela de pressão junto com o azeite e deixe refogar. Adicione o alho, deixe fritar mais um pouco e junte a abóbora.
Despeje água suficiente para cobrir a abóbora e, então, junte o sal, a pimenta e o gengibre ralado. Mexa mais um pouco, tampe a panela e deixe pegar pressão. Quando começar a chiar, marque 13 minutos e apague o fogo.
Bata o caldo no liquidificador ou com um mixer. Por fim, junte o requeijão para dar um toque mais cremoso, o coentro picado e mais tempero, se desejar. Para quem quiser dar mais uma incrementada, também é possível adicionar frango ou carne seca desfiados. Fica de dar água na boca!
3. Caldo de feijão
O caldinho de feijão é outro prato que faz bastante sucesso, sendo bem simples de preparar. Aqui, a nossa dica é apostar na linguiça calabresa picada para dar mais sabor, além de uma série de temperos que ficam deliciosos, como a folha de louro e a pimenta-do-reino. Vale lembrar, ainda, que o feijão (assim como a ervilha) precisa ficar de molho antes do preparo, ok?
Você vai precisar de: 3 xícaras de feijão preto Qualitá, 2 litros de água fervente, 2 folhas de louro, ½ colher de sopa de manteiga Qualitá, linguiça calabresa Qualitá picada a gosto, 1 cebola pequena Qualitá picada, 4 dentes de alho amassados, sal, pimenta-do-reino, páprica doce e cheiro-verde fresco picado a gosto.
Para começar, deixe o feijão de molho por pelo menos 8 horas. Passado esse tempo, escorra a água e lave os grãos novamente. Transfira-os (já escorridos) para uma panela de pressão, junte as 2 folhas de louro e 2 litros de água fervente. Tampe a panela e deixe no fogo médio. Quando começar a chiar, marque 25 minutos.
Em outra panela, coloque a manteiga e deixe-a derreter um pouco. Junte a linguiça picada a gosto e deixe-a fritar um pouco. Adicione a cebola, o alho e refogue por mais um minuto. Junte o sal, a pimenta, a páprica e continue refogando, até que a linguiça fique bem fritinha. Reserve.
Quando o feijão já estiver cozido, transfira-o para o liquidificador, junte mais um pouco de água se precisar e bata bem até formar o caldo. Em seguida, transfira o feijão batido para a panela com a linguiça e siga mexendo no fogo, até ferver.
Essa também é a hora de ajustar os temperos (coloque mais sal e pimenta, se quiser) e finalize com o cheiro-verde picado. Sirva o caldinho com torradas que não tem erro!