O que é fiambre? Veja dicas para usá-lo no preparo de receitas
Muito usado como recheio de sanduíches, quiches e aperitivos, o fiambre é um tipo de presunto que pode ser muito útil no dia a dia de quem cozinha – afinal, ele ajuda a incrementar massas, risotos, harmoniza muito bem com o queijo e é superversátil. Para que você aprenda mais sobre esse ingrediente, nós preparamos uma matéria explicando melhor o que é fiambre e dicas para incluí-lo em diferentes pratos no dia a dia. Confira!
Afinal, o que é fiambre?
Obtido através do cozimento e processamento da carne de porco, o fiambre é um tipo de embutido bem saboroso que pode ser servido em tábuas de frios. Esse tipo de carne costuma ser encontrado em forma enlatada ou fatiada – basta escolher a versão que melhor atende de acordo com o uso na cozinha.
Fiambre é ótimo para rechear sanduíches e aperitivos
Na hora de rechear sanduíches, torradas e servir aperitivos, essa carne pode ser uma grande aliada, sabia? Caso você opte pelo fiambre enlatado, uma boa dica é cortá-lo em cubinhos e, então, servir junto com queijos, azeitonas e outros tira gostos. Você também pode usá-lo para fazer um sanduíche com recheio de queijo muçarela, orégano e tomate cereja que fica bem saboroso. Que tal?
Prepare risotos, massas, escondidinhos e quiches com fiambre
Assim como outros embutidos (como salame, mortadela e peito de peru), o fiambre é ótimo para incrementar refeições principais – em especial, risotos, lasanhas e macarronadas. Na hora de montar a lasanha, por exemplo, uma boa dica é alternar as camadas de massa e de molho a bolonhesa com fatias de queijo e fiambre. Para rechear quiches e escondidinhos, por sua vez, aposte em pedacinhos pequenos do embutido (que combina bem com recheios de creme de frango ou ricota, por exemplo).
Já experimentou fazer omeletes e saladas coloridas com fiambre?
Outras receitas com fiambre que ficam bem saborosas são as omeletes e saladas coloridas. Basta usar outros ingredientes (como queijo, tomate, cebola, cenoura ralada e ovinhos de codorna) para que os pratos fiquem mais nutritivos e saborosos. Para fazer uma omelete diferenciada, por exemplo, comece batendo o ovo com um garfo (acrescentando sal e pimenta), jogue na frigideira com um pouco de azeite e, em seguida, acrescente cebola e tomate picados, queijo e fiambre cortados em cubos e um pouco de salsinha. O resultado fica uma delícia!