Posso recongelar alimentos? Nutricionista explica quando é seguro colocar a comida novamente no freezer
Seja uma comida que você já comprou congelada ou que preparou em casa e colocou no freezer, fica a dúvida: será que dá para recongelar depois que ela já está em temperatura ambiente? Afinal, às vezes calculamos errado a quantidade necessária para cozinhar e percebemos que não vamos precisar de tudo, aí rola aquela vontade de botar o alimento pra resfriar de novo. E aí: boa ou má ideia? Para responder a essa pergunta nós conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi, que tirou todas as dúvidas sobre o assunto.
Posso recongelar alimentos descongelados?
Se você tirou um alimento do freezer, esperou ele resfriar e depois já ia colocá-lo no congelador de novo, é melhor pensar duas vezes. Quanto a esse hábito, Nicolle Venturi é taxativa: não é aconselhável.
“Isso se deve a dois motivos. O primeiro é que o alimento perde nutrientes nesse processo, já que nosso freezer não congela ultra rápido. Além disso, há o problema com contaminação microbiológica. A parte externa estará numa temperatura adequada para a proliferação e, ao recongelar, terão mais micro-organismos que no início, então a carga microbiana pode causar algum problema de saúde”, afirma.
Alimentos podem ser recongelados em algumas situações
Bem, já deu para perceber que, por uma questão de segurança alimentar, é melhor não recongelar os alimentos, certo? Mas nós temos uma boa notícia: em algumas situações é possível sim colocá-lo de volta no freezer, como explica Nicolle Venturi.
“Você pode congelar os alimentos frescos após eles serem cozidos e temperados. Pode recongelar após você coccionar um alimento que antes estava cru e congelado. Por exemplo: um frango que você comprou congelado, cozinhou e agora vai congelar. Quando você muda a estrutura do alimento pela cocção pode congelar novamente”, diz a nutricionista.
Evite descongelar alimentos fora da geladeira
Recapitulando: quer recongelar alguma coisa? Então tire do freezer o alimento cru, prepare e guarde no congelador de novo. Caso contrário, é melhor calcular certinho a quantidade de comida que vai precisar para evitar o desperdício. Mas mesmo levando tudo isso em consideração, você sabia que também existe uma forma certa de descongelar os alimentos?
“Para fazer o descongelamento o ideal é deixar o alimento na geladeira por 24h ou colocar no micro-ondas utilizando a função adequada. Já se o alimento já estiver cozido, pode botar direto na panela”, explica Nicolle Venturi.
Alguns alimentos não podem ser congelados
Mesmo que você siga todas essas regras, é preciso ficar atento a um detalhe: nem todos os alimentos podem ser congelados. O tomate, por exemplo, só pode ir para o freezer se for ser usado depois usado em um refogado ou para virar molho – caso o objetivo seja colocá-lo na salada pode esquecer! Já a maionese o chantilly não podem ir ao freezer de jeito nenhum, enquanto o leite apenas deve ser congelado se for ser usado em uma receita depois, e não para beber. Na dúvida, sempre pesquise antes se o alimento que quer armazenar realmente pode ir para o congelador, caso contrário é melhor utilizá-lo o quanto antes para evitar o desperdício.
* Nicolle Venturi (CRN 17100341) é formada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF)