Vinagre de maçã, vinagre de álcool… Conheça os 4 tipos e como usar cada um nas suas receitas
Conhecidos por serem super versáteis, os diversos tipos de vinagre (de maçã, de álcool e de vinho tinto ou branco) são usados para temperar saladas, molhos e outras receitas do dia a dia. Enquanto o primeiro é feito a partir da fermentação do suco de maçã, o vinagre de álcool tem um sabor mais forte e pode ser usado para substituir produtos de limpeza; já o vinagre branco vai bem com legumes e saladas de folhas, e o tinto funciona muito bem como tempero para carne vermelha.
Para saber quais são as diferenças entre os 4 tipos de vinagre e entender como usar nas suas receitas, continue lendo a matéria:
1. Vinagre de maçã é um dos tipos mais suaves e adocicados
O vinagre de maçã, também chamado de vinagre de cidra, é o único feito a partir do suco da fruta fermentado. Seu sabor é suave e funciona muito bem em alimentos que pedem um toque agridoce, como saladas verdes e molhos tipo vinagrete para churrasco. Além do uso culinário, o vinagre de maçã Qualitá também é um dos mais usados para faxinas leves. O produto é eficaz na remoção de sujeira e pode ser uma boa dica até mesmo para manter as roupas mais limpas.
2. Vinagre de álcool pode ser usado em receitas que pedem por condimentos mais fortes e característicos
Para dar um toque de sabor a mais em receitas que pedem um tempero extra, o vinagre de álcool Qualitá é o mais indicado em preparos como picles de pepino e legumes em conserva. Ele é feito a partir da cana-de-açúcar e por isso, tem sabor mais forte, além da presença marcante.
Já se você quiser tirar o mofo de superfícies mais suscetíveis e acabar com manchas de roupas amareladas, o ingrediente também é um poderoso aliado podendo até mesmo substituir alguns produtos de limpeza.
3. Vinagre de vinho tinto é usado para temperar carnes vermelhas
Parecido com o vinagre balsâmico, o vinagre de vinho tinto é ideal para temperar carnes vermelhas – sobretudo se for usado em marinadas – e pode ser uma mão na roda nas receitas de temperos e molhos para churrasco. Por ser obtido a partir da fermentação do vinho tinto, ele tem a cor mais escura e o sabor intenso.
Para fazer um tempero saboroso com o vinagre de vinho tinto Qualitá, combine alho picado, salsinha, orégano fresco, pimenta calabresa, azeite, sal e pimenta-do-reino junto com o condimento e experimente uma versão caseira do molho chimichurri.
4. Vinagre de vinho branco tem o sabor mais suave e é ideal para molhos e assados
Usado em molhos para saladas, marinadas simples e temperos de frango, carne e peixe assados, o vinagre de vinho branco é um dos tipos mais conhecidos da lista. Sua cor é parecida com o vinagre de arroz, que também é um tipo de vinagre branco.
A diferença é que o vinagre de vinho deixa um paladar mais adocicado e também pode ser usado para higienizar legumes e verduras, como na solução de 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco Qualitá e 1 litro de água; que depois de 15 minutos, ajuda a limpar os alimentos corretamente.